Audi

Historicamente, a Audi tem dois níveis de preparação: um mais leve, que leva o sobrenome S, e outro mais pesado, quando os veículos são profundamente alterados em carroceria, estrutura, mecânica, estética, tudo. Esse segundo grupo ganha o direito de ostentar a sigla RS na grade frontal. Se aparecer um Audi RS 6 em seu retrovisor, abra passagem e aprecie ser ultrapassado por um foguete.

Não é exagero definir essa perua como um gerador de sensações extremas. O visual é o menos empolgante. Rodas de aro 20, para-lamas alargados, retrovisores externos de alumínio escovado e faróis e lanternas de leds viram detalhes diante da excelência técnica. O grande destaque é o motor. Sob o capô de fibra de carbono pulsa o motor mais nervoso já produzido pela Audi para um de seus carros de série, um V10 5.0 de 580 cv. É basicamente o mesmo V10 que equipa o Gallardo, da Lamborghini, marca que faz parte do Grupo Volkswagen, como a Audi. Dotada de dois turbocompressores, a usina despeja sua força máxima (66,3 mkgf) numa larga faixa de rotação (entre 1 500 e 6 250 rpm). Numa tocada esportiva, o urro metálico do V10 se funde com harmonia ao ronco grosso que vaza pelas duas saídas de escape com ponteiras ovais. O sistema de tração Quattro canaliza o poder de fogo do V10 às quatro rodas, com distribuição da tração de 40% e 60% entre os eixos dianteiro e traseiro, respectivamente.

Em janeiro, a versão sedã do RS 6 foi para o nosso campo de provas, em Limeira (SP). Lá, acelerou de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. A Audi limita a velocidade máxima de seus RS 6 (sedã e SW) em 280 km/h. O RS 6 usa a caixa automática 09E, de seis marchas.

Se peruas são indicadas para quem gosta de cair na estrada, a RS 6 Avant é uma ótima pedida: toda viagem a bordo dela é inesquecível. Seu porta-malas leva somente 19 litros a mais que o do sedã (565 contra 546 litros), ou seja, a escolha entre as carrocerias depende mais de gosto pessoal que de uma análise fria e racional. Quem é frio e racional não combina com um Audi RS 6.

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